sexta-feira, 10 de março de 2023

CEJUSC COMPARECE AO PRIMEIRO CÍRCULO DE PAZ DE 2023 NA APAC

 

Círculo de Paz.

Na tarde de hoje (10), o Coordenador do CEJUSC Regional de Pelotas e do CEJUSC do Cidadão On-line, Marcelo Malizia Cabral, compareceu a um Círculo de Paz na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pelotas.


O círculo foi ministrado pelas facilitadoras de Justiça Restaurativa, Viviane Aquino e Selma Mazza e tem por finalidade promover a reflexão sobre esperança e recomeço.


“A APAC é um lugar para que cada um de nós possamos enxergar e reencontrar o nosso lado belo. Todos nós temos virtudes, todos nós somos bons e todos somos capazes de coisas boas. Os Círculos de Paz devem ser aproveitados como um momento de reflexão, de transformação e crescimento,” compartilha o Magistrado.


As Oficinas são realizadas todas as sextas-feiras e visam comungar atividades de leitura, documentário, filmes, livros, poesia e musicais, com o objetivo de preparar o recuperando  para sua transformação social.

Integrante da APAC, Paulo Sérgio.

“Entrei na APAC em 2021 e sem o 1o grau completo, jamais pensei que chegaria até aqui. A APAC me proporcionou os estudos e consegui completar o 1o e 2o grau. Hoje estou muito feliz e próximo da minha família, filhos e netos. Eu nunca tive perspectiva de nada no sistema comum e atualmente me sinto uma nova pessoa,” comenta um dos integrantes, Paulo Sérgio, (52).


O Círculo de Paz é uma ferramenta essencial da JR e funciona como um mecanismo de pacificação de conflitos, acolhimento e fortalecimento do diálogo entre os indivíduos.


“As Oficinas de Leitura Voo Livre iniciaram ano de 2019, após uma capacitação para voluntários com a comunidade. A ideia principal das oficinas era utilizar círculos de construção de paz, celebração, rodas de diálogo, leitura e música, sob o viés da Justiça Restaurativa para a remição da pena,” explica Aquino.


Dr. Marcelo Malizia Cabral e integrante da APAC, Paulo Sérgio.

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é um modelo de execução de pena baseado na educação, trabalho, disciplina e humanidade.


Pelotas foi a primeira cidade do interior do Rio Grande do Sul a implantar a medida, que teve início em 2020, em meio a pandemia do COVID-19.


Inicialmente, a APAC se mantinha através de doações mas atualmente conta com o apoio de diversas instituições, tais como a Prefeitura Municipal de Pelotas, o Poder Judiciário e o Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário