sexta-feira, 3 de março de 2023

MAGISTRADO PRESTIGIA SOLENIDADE QUE OFICIALIZA PARCERIA ENTRE UCPEL, SUSEPE E SSPS

 Durante o início da tarde de hoje (3), o membro do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, Juiz Marcelo Malizia Cabral, participou do ato de formalização da parceria entre a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários. 


Mesa composta pelas autoridades.

O convênio destinará dez bolsas de graduação a pessoas privadas de liberdade. Desse grupo, cinco alunos já iniciaram os estudos, enquanto os demais iniciarão em abril deste ano.


O evento ocorreu na sede da UCPEL, no Auditório Dom Antônio Zattera e contou com diversas autoridades locais, tais como a superintendente adjunta da SUSEPE, Deisy Vergara, a diretora da educação a distância da UCPEL, Patrícia Giusti, a diretora do Departamento de Tratamento Penal da SUSEPE, Rita Leonardi, a assessora especial da Prefeitura de Pelotas, Aline Crochemore e o presidente do Conselho Penitenciário, Sr. Nilton Caldas.


A mesa foi composta pelo reitor da Universidade Católica de Pelotas, Dr. José Carlos Pereira Bachettini Junior, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o superintendente da Superintendência do Serviço Penitenciário SUSEPE, Matheus Schwartz, o delegado penitenciário da 5a. região, Sr. Thalisson Crizel Coll e o membro do Departamento de Direitos Humanos da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e professor do curso de direito da UCPEL, Dr. Marcelo Malizia Cabral.


“A AJURIS, através do departamento de direitos humanos, incentiva, trabalha e sonha para que as pessoas que cumprem pena no Rio Grande do Sul tenham dignidade. Para que elas encontrem no cumprimento da pena, uma oportunidade de resgatar a dignidade que foi perdida. Isso é feito com tratamento, através da oferta de oportunidades, educação, profissionalização e ressocialização. Este convênio celebra esses objetivos da execução penal,” abordou Malizia durante sua fala.


A solenidade também contou com a realização da workshop Prisão, Universidade e Comunidade e com a apresentação do Observatório de Sistema Prisional.


O objetivo principal do convênio é promover uma reflexão sobre a importância da educação no tratamento penal, se tornando a principal ferramenta para reinserção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário