quarta-feira, 15 de junho de 2016

“BONS VIZINHOS” APROXIMA MORADORES E CONSTRUTORA

O Projeto Bons Vizinhos, desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Pelotas, órgão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), é uma oportunidade na qual os moradores de condomínios populares recebem o trabalho da mediação comunitária, conciliação e justiça restaurativa. Em geral, as pautas trazidas pelos moradores referem-se a conflitos internos do condomínio.

No entanto, para que haja mais acesso à justiça e maior qualidade de vida, os moradores podem solicitar sessões com pessoas físicas ou jurídicas que estejam ligadas ao condomínio.

Foi, justamente isso, que aconteceu na sessão quinzenal desta terça-feira, dia 14/6, no Residencial Buenos Aires, em Pelotas.

Facilitado o diálogo por mediadores comunitários, os moradores puderam conversar com representantes da construtora responsável pela edificação do prédio, e tirar dúvidas sobre a construção e a manutenção dos apartamentos, além de combinarem datas para vistorias nos prédios e eventuais ajustes.
Mediadores comunitários, moradores e construtora dialogam no projeto "Bons Vizinhos"
Mediadores comunitários, moradores e construtora dialogam no projeto "Bons Vizinhos"

Ao final da reunião, os condôminos expressaram seu agradecimento pela aproximação com a construtora no âmbito da mediação. “Porém, não são os mediadores os responsáveis pelas conquistas aqui alcançadas, mas vocês”, ponderava Eloísa Silva, uma das mediadoras comunitárias.

Para o juiz Marcelo Malizia Cabral, coordenador do Projeto Bons Vizinhos, “muitas vezes, o conflito é expressado em palavras descuidadas e em emoções fortes. A mediação, porém, cria o clima de paz e de respeito, e esse é o ponto de partida para que um escute o outro, e, assim, o diálogo possa frutificar”.

Projeto Bons Vizinhos – Executado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Pelotas e implantado a pedido dos próprios moradores, o projeto atende pessoas que residem nos condomínios populares de Pelotas, levando a prática da mediação comunitária. Também são realizadas palestras de conscientização e oficinas sobre boa vizinhança e direitos e deveres de vizinhos e de condôminos. Em uma segunda etapa, os próprios moradores serão capacitados em mediação comunitária e os condomínios poderão resolver seus conflitos de modo autônomo.


Contato - O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário