sexta-feira, 3 de junho de 2016

PROJETO BONS VIZINHOS PROMOVE A PAZ NO RESIDENCIAL BUENOS AIRES, EM PELOTAS

Mediadores, conciliadores, facilitadores de Justiça Restaurativa e Juiz de Direito voltaram a se reunir com os moradores do residencial Buenos Aires, pelo projeto Bons Vizinhos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 31 de maio.

Executado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Pelotas e implantado a pedido dos próprios moradores, o projeto atende as cerca de oitocentas pessoas que residem no condomínio, levando conciliadores, mediadores e facilitadores de justiça restaurativa quinzenalmente ao local com o objetivo de implementar uma política pública de pacificação social baseada na participação e no diálogo como ferramentas de construção da harmonia e da paz.

Além dos serviços de conciliação, mediação e de círculos de construção da paz, o projeto promove palestras de conscientização e oficinas sobre boa vizinhança e direitos e deveres de vizinhos e de condôminos. Em uma segunda etapa, os próprios moradores serão capacitados em mediação comunitária e os condomínios poderão resolver seus conflitos de modo autônomo.

O projeto surgiu da constatação dos altos índices de conflitos e violência verificados nos condomínios populares de Pelotas e da possibilidade de o Poder Judiciário oferecer serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa nos próprios condomínios como forma de prevenir e tratar os conflitos em seu nascedouro, evitando que se transforem em episódios de violência e em processos judiciais.
Conciliadores, Mediadores, Facilitadores de Justiça Restaurativa e Juiz reunidos com moradores do residencial Buenos Aires, em Pelotas

Segundo o Juiz Coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, o projeto Bons Vizinhos deverá se expandir para os demais condomínios populares de Pelotas em breve, pois “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.

“Não aguardamos mais que os conflitos cheguem ao Poder Judiciário passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas, nas comunidades e os condomínios populares constituem excelentes instrumentos para que se concretize esse propósito”, explicou.

Presenças – A reunião desta terça-feira, 31 de maio, contou com a presença do Juiz Coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, dos Conciliadores, Mediadores e Facilitadores de Justiça Restaurativa que atuam no projeto, Eloiza Silva da Silva, Francisco Paiva, Renata Selk e Vilma Costa de Souza, além de moradores do condomínio.

Contato e serviço – No CEJUSC o cidadão pode buscar a solução de um conflito por meio do diálogo envolvendo os interessados, mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento deste, o que se realiza por meio de conciliação, mediação ou justiça restaurativa.

O atendimento no CEJUSC é gratuito e realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário