terça-feira, 14 de junho de 2016

PRÁTICAS DO CEJUSC DE PELOTAS SÃO APRESENTADAS NA ESPANHA

Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Pelotas foram apresentados no II Simpósio de Mediação – Congresso Internacional de Mediação, realizado pela Associação Espanhola de Mediação, em Salamanca, Espanha.
Mediador Henrique Alam de Mello de Souza e Silva

O evento ocorreu nos últimos dias 7 e 8 de maio, e contou com a participação de magistrados do Conselho Geral do Poder Judiciário Espanhol (órgão similar ao brasileiro Conselho Nacional de Justiça), de membros do Ministério da Justiça da Espanha, do Tribunal Eclesiástico Espanhol, além de advogados, professores universitários, médicos, e mediadores.

Em uma das comunicações, o Projeto Bons Vizinhos (que leva a mediação comunitária aos condomínios populares de Pelotas) e a Campanha de Educação para a Paz (desenvolvida em toda a rede de educação local) foram alvo de atenção do público.
Logo "Bons Vizinhos"

Os trabalhos foram apresentados pelo mediador Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, que integra a equipe do CEJUSC Pelotas. Para ele, “a mediação é capaz de desfazer barreiras continentais e culturais, porque se trata de uma linguagem universal”.

“Os europeus têm, realmente, muita experiência em mediação. Mas os projetos do CEJUSC que foram apresentados propõem novos desafios, no sentido de como aplicar a mediação comunitária nos condomínios e nas escolas, e de como capacitar os moradores e os alunos para manejarem os conflitos surgidos no seu ambiente”, complementa Souza e Silva.

Para o Juiz Coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, "a apresentação dos trabalhos na Espanha e a participação de nosso Instrutor de Mediação e Mediador no evento somente enriquece as atividades da mediação, possilibitando trocas de experiência importantes com ganhos a todos, especialmente à comunidade que recebe os serviços do CEJUSC".

Projeto Bons Vizinhos – Executado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Pelotas e implantado a pedido dos próprios moradores, o projeto atende pessoas que residem nos condomínios populares de Pelotas, levando a prática da mediação comunitária. Também são realizadas palestras de conscientização e oficinas sobre boa vizinhança e direitos e deveres de vizinhos e de condôminos. Em uma segunda etapa, os próprios moradores serão capacitados em mediação comunitária e os condomínios poderão resolver seus conflitos de modo autônomo.
Logo Campanha Educação Para a Paz


Campanha de Educação para a Paz – Em curso desde o mês de julho de 2012, a Campanha já alcançou 8.980 pessoas na Comarca de Pelotas, RS. A intenção do CEJUSC é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social. A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.


Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, o CEJUSC lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades do Centro. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário