segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ACADÊMICOS DE DIREITO DEBATEM CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO EM PELOTAS, RS



A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas promoveu oficinas e palestas sobre Cultura da Paz no último dia 26 de outubro, envolvendo 103 acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera, em Pelotas, RS.


A ação integra uma série de atividades de conscientização da comunidade sobre a importância da conciliação e da mediação como formas adequadas, céleres, seguras e eficientes de resolução de conflitos.

Além de divulgar as atividades da Central de Conciliação e Mediação, a ação busca mostrar as vantagens da conciliação e da mediação para dos futuros profissionais, de modo a valorizar a cultura da solução pacífica e dialogada de conflitos.

As oficinas foram ministradas pelos Conciliadores e Mediadores Fabiane Peter, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, Iolina Nogueira, João Fonseca, Manoel Osório Cardorin, Margarida Silveira de Oliveira, Maria de Lurdes Ceccagno Cassol, Solange de Almeida Tessmer e Vanessa Gomes e prestigiadas pelo Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, pelo Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Henrique Boabaid, bem como por conciliadores, mediadores, servidores, estagiários, voluntários da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

Ao final dos trabalhos, os estudantes foram convidados à realização de  redações sobre o assunto e os trabalhos integrarão mostra a ser realizada no Foro de Pelotas.

Campanha de Educação para a Paz - A intenção da Central é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.

De acordo com o Juiz Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.

“Não aguardamos mais que os conflitos cheguem à Justiça passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas comunidades e o contato com os acadêmicos de Direito é fundamental nessa caminhada”, explicou o magistrado.

A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.

Os encontros são coordenados pelos Conciliadores e Mediadores que atuam na Central de Conciliação e Mediação e podem ser solicitados pelo e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 32794900, ramal 1737.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com




Contato - O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.