segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TJRS CAPACITA MEDIADORES E DISSEMINA CULTURA DA PAZ EM PELOTAS, RS



O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio do Núcleo de Conciliação do Segundo Grau, capacitou 24 conciliadores da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas em mediação, com curso presencial de 40h/a, realizado de 19 a 23 de novembro, nas dependências da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A capacitação, coordenada pela Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, foi promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos TJRS e ministrada pelas Mediadoras e servidoras do TJRS Ivete Machado Vargas, Izabel Cristina Peres Fagundes e Luciane Moreira de Vargas, que estão sendo capacitadas pelo CNJ como instrutoras em Mediação.

O curso também foi prestigiado pelo Juiz Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e pela Juíza titular da Primeira Vara de Família da Comarca de Pelotas, Beatriz da Costa Koci.

Os novos mediadores ainda participarão de estágio supervisionado e atuarão junto à Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas atendendo demandas pré-processuais da Central e dos Postos de Justiça Comunitária, bem como casos enviados pelos Juízes que atuam na Comarca de Pelotas.

Segundo os organizadores, o Curso de Capacitação de Mediadores, apresenta uma metodologia seguida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de métodos autocompositivos de resolução de controvérsias e segue as diretrizes da Resolução n.º 125/2010 do CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

De acordo com a Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, “A mediação não é modismo. Ela veio para ficar. Foi incorporada ao Planejamento Estratégico do TJRS e faz parte da política institucional.”

Atividades paralelas - Além de ministrar a capacitação, as Instrutoras do TJRS promoveram a disseminação da mediação e da cultura da paz com intervenções na mídia e palestra a acadêmicos do Curso de Direito da UCPel.

Ao lado do Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, as Instrutoras participaram do Programa Aja Direito, produzido pela TV UCPel, na tarde do dia 21, e também palestraram a estudantes do Curso de Direito da mesma Instituição na noite do dia 22, atividades que contaram com a apresentação e a presença da Coordenadora do Curso de Direito da Instituição, Professora Ana Cláudia Lucas.


Também participaram da palestra os Conciliadores e Mediadores da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas Fabiane Peter, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, Manoel Osório Cardorin e Vanessa Souza, que falaram sobre a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pela Central, sendo a atividade prestigiada por pelo Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, bem como por conciliadores, mediadores, servidores, estagiários, voluntários da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com
 
Contato - O atendimento na Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.