domingo, 4 de novembro de 2012

FORO DE PELOTAS FAZ CHAMAMENTO PARA A SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO



A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas está realizando chamamento aos interessados em participar da Semana Nacional da Conciliação, que transcorre de 7 a 14 de novembro.

Neste ano, a Central disponibilizou a todos os juízes de Varas Cíveis da Comarca de Pelotas a possibilidade de designação de 150 audiências neste período, quando será realizado esforço concentrado para a realização de conciliações.

Deste modo, qualquer cidadão que seja parte ou interessado em alguma ação cível que tramite na Comarca de Pelotas poderá solicitar ao juiz responsável o agendamento de audiência e a remessa à Central de Conciliação e Mediação para a tentativa de acordo.

SANEP – Além da possibilidade de solicitação de agendamento, a Central de Conciliação, em parceria com a Sexta Vara Cível e com o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas, estão realizando chamamento público para aquelas pessoas que possuem alguma dívida para com o SANEP em cobrança judicial.

Estas pessoas poderão comparecer diretamente ao 4.º andar do Foro na tarde da sexta-feira, 9 de novembro, das 14h  às 17h, buscando renegociar o pagamento de suas dívidas.

Nestes casos envolvendo o SANEP não haverá necessidade de agendamento prévio, bastando que o cidadão compareça ao Foro, quando seu processo será localizado e a audiência para conciliação realizada imediatamente.

Sobre a Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas - Criada pela Resolução n.º 872/2011 do Conselho da Magistratura, órgão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e instalada em 1.º de julho de 2011, a Central tem por objetivo promover a solução de conflitos por meio de conciliação e mediação, bem como educar para a cultura da paz.

Para tanto, os juízes que atuam nas Varas Cíveis e no Juizado Especial Cível podem encaminhar os interessados a uma tentativa de solução amigável ao conflito com a participação de um facilitador – o conciliador ou o mediador, por iniciativa própria ou atendendo solicitação dos interessados.

Além de promover a conciliação e a mediação processual, a Central também prestará serviços aos cidadãos interessados em resolver algum conflito por meio do diálogo antes do ajuizamento de uma ação judicial – conciliação e mediação pré-processual.

Essas modalidades de resolução de conflitos serão oferecidas gratuitamente a toda a comunidade no próprio Foro de Pelotas e também por meio dos Postos Avançados de Justiça Comunitária que estão sendo criados em parceria com entidades e instituições conveniadas.

Como participar – Todo o cidadão que seja parte em algum processo nas áreas cível ou do juizado especial cível e que deseje tentar resolver o conflito por meio da conciliação pode solicitar ao Juiz da causa, por meio de seu advogado, a remessa do processo para a Central de Conciliação e Mediação para a realização de audiência conciliatória. Em breve a Central também estará prestando atendimento pré-processual diretamente à comunidade.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato - O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.