sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CENTRAL DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO INSTALA-SE EM TURUÇU





A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas instalou-se no Município de Turuçu, RS, no último dia 14 de novembro, prestando atendimento à comunidade e realizando audiências conciliatórias.

A atividade iniciou às 9h, com o lançamento da Campanha de Educação para a Paz no Município, após o que os Conciliadores promoveram palestra para 185 estudantes da Escola Doutor Urbano Garcia.

Na parte da tarde, os Conciliadores, acompanhados do Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, visitaram as dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Turuçu, onde funciona Posto de Justiça Comunitária vinculado à Central, quando atenderam a comunidade e presidiram audiências conciliatórias.

Fabiane Lacerda e Márcia Pereira ficaram satisfeitas com a audiência conciliatória pré-processual de que participaram, pois conseguiram reatar a amizade estremecida por desavenças decorrentes da vizinhança que mantêm.

As atividades foram coordenadas pelo do Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e prestigiadas pelo Prefeito Municipal de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdien, pelo Vice-Prefeito do Município de Turuçu, Hervino Hamm e pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Turuçu, Breno Stark.
 
Ainda participaram das atividades os Conciliadores Aline Lopes Bergmann, Ana Paula Henrique de Campos, Cleber Luciano Rutz, Marcelo Veloso, Solange Tessmer, Vera Maria Corrêa, o Mediador Henrique Alam de Mello de Souza e Silva e o Voluntário Charles Vieira da Silva, que informaram a comunidade sobre conciliação, mediação e sobre o funcionamento do Posto de Justiça Comunitária de Turuçu.

Conheça o funcionamento do Posto de Justiça Comunitária de Turuçu –
O Posto de Justiça Comunitária, vinculado à Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do RS e os Poderes Executivo e Legislativo de Turuçu e possibilita à comunidade turuçuense a resolução de conflitos de natureza cível por meio de conciliação e mediação pré-processual.

O Município de Turuçu, ao sul do Rio Grande do Sul, conta com 3,7 mil habitantes, sendo atendido pelo Foro da Comarca de Pelotas, distante cerca de 35 quilômetros.

Instalado no último dia 25 maio, o Posto de Justiça Comunitária registrou o índice de 80% de acordos em seu primeiro quadrimestre de trabalho.
De acordo com o Juiz Coordenador do Posto de Justiça Comunitária, Marcelo Malizia Cabral, a Justiça Comunitária representa um marco para o Poder Judiciário, pois disponibiliza mecanismos pré-processuais para que os próprios envolvidos resolvam seus conflitos, auxiliados por um conciliador ou mediador, reservando-se o processo judicial apenas para aqueles casos em que o acordo não aconteça.

 Os pedidos de encontros conciliatórios podem ser formulados de terças a quintas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h, na sede da Câmara Municipal de Turuçu (Rua Bruno Harter, n.º 7, Turuçu, RS, CEP 96148-000, fone 53-32771159, e-mail justicacomunitariaturucu@yahoo.com.br).

As instituições e comunidades interessadas em sediar um Posto de Justiça Comunitária na Comarca de Pelotas devem manifestar o interesse para a Central de Conciliação e Mediação (Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 706, 7.º andar, Pelotas, RS, CEP 96085.000; e-mail: conciliamediaplt@tj.rs.gov.br; fone: 53-32794900, r. 1737; blog: conciliacaopelotas.blogspot.com).