quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONVERSAM SOBRE FORMAS DE PREVENIR A VIOLÊNCIA E CULTIVAR A PAZ, EM PELOTAS, RS



A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas promoveu oficinas e palestras sobre Cultura da Paz no último dia 26 de novembro, envolvendo 173 crianças e adolescentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Antônia, situada no bairro Três Vendas, em Pelotas, RS.

As atividades alcançaram diversas turmas do educandário e integram a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pela Central, com o lema “Conversando a gente se entende”.

Assuntos como tolerância, respeito às diferenças, direitos e deveres, não-violência, bullyng, diálogo, entendimento e construção da paz foram tratados em palestras e debatidos pelo grupo; também foram realizadas pequenas encenações teatrais com a participação de conciliadores e alunos.

“Cultivar a paz é saber perdoar, reconhecer o erro, respeitar os outros como eles são, pedir desculpas e fazer as pazes”, explicaram os conciliadores que coordenaram as atividades.

As oficinas foram ministradas pelos Conciliadores Aline Lopes Bergmann, Ana Paula Henrique de Campos, Cleber Rutz, Dionéia do Amaral Morais Zanini, Marcelo Veloso e  Vera Maria Corrêa e prestigiada por alunos, professores e diretores da Escola, bem como por conciliadores, mediadores, servidores, estagiários, voluntários e pelo Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

Ao final dos trabalhos, os estudantes foram convidados à realização de desenhos e redações sobre o assunto e os trabalhos integrarão mostra a ser realizada no Foro de Pelotas.

Campanha de Educação para a Paz - A intenção da Central é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.

De acordo com o Juiz Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.

“Não aguardamos mais que os conflitos cheguem à Justiça passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas, nas escolas, nas comunidades”, explicou o magistrado.

A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.

Em curso desde o mês de julho de 2012, a Campanha já alcançou 1.291 pessoas na Comarca de Pelotas, RS.

Os encontros são coordenados pelos Conciliadores e Mediadores que atuam na Central de Conciliação e Mediação e podem ser solicitados pelo e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 32794900, ramal 1737.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com



Contato - O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.